ATUAÇÃO

Com o propósito de contribuir para a melhoria das condições de vida das crianças, adolescentes e suas famílias, à luz do carisma franciscano - a Proposta de trabalho do Educandário é desenvolvida numa abordagem integrada, que combina ações de Educação e Proteção Social, tendo como objetivo o desenvolvimento humano.

Desse modo, a metodologia de trabalho consiste num sistema alternativo de atividades, em período integral, estruturada em três Programas: PASE – Programa de Apoio Socioeducativo, POASF – Programa de Orientação e Apoio Socio Familiar e PEB – Programa de Educação Básica.

Os programas de atendimento do Educandário Santo Antônio mantêm uma constante articulação intersetorial com o Sistema de Garantia de Direitos (Conselho Tutelar, Justiça da Infância e da Juventude e Ministério Público, entre outros); com a rede socioassistencial (Proteção Social Básica e Proteção Social Especial); e com as demais políticas públicas – em especial, saúde, assistência social, educação, cultura e esporte – e a sociedade civil organizada, preocupando-se com a totalidade dos direitos e tendo uma responsabilidade integral com os seus usuários.

Programa de Orientação

e Apoio Sócio Familiar

Este programa segue as diretrizes da legislação vigente através da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução 109/ 2009).

Sendo também uma ação articulada ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, as ações possuem caráter preventivo e proativo, pautadas na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e

potencialidades das famílias, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
 

Em consonância com o Plano Nacional de Assistência Social o atendimento é disponibilizado para as 200 famílias das crianças e adolescentes do Educandário prevendo ações de Acompanhamento Psicossocial com foco no fortalecimento de vínculos e no reordenamento familiar; formação cidadã e fortalecimento da função protetiva da família.

Esporadicamente em parceria com o SENAC e CRAS SUL também são promovidos cursos para qualificação profissional, com vistas a preparação para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento da autonomia na concretização de seus projetos pessoais e sociais.

 

Programa de Apoio

Sócio Educativo

A proposta do Programa de Apoio  Socioeducativo, está fundamentada entre outros referenciais, nas orientações técnicas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – este que integra o conjunto de serviços da Proteção Social Básica, na qual o Educandário está tipificado.

Contribuindo para a garantia dos direitos, o programa tem como ponto de partida o desenvolvimento das potencialidades e o acesso aos direitos sociais básicos.

Em vista disso, o enfoque de direitos permeia o contexto de desenvolvimento de todas as atividades socioeducativas, que são desenvolvidas diariamente em turnos contrários à educação básica, onde as crianças e adolescentes tem acesso a diferentes oportunidades de aprendizagem e desenvolvem suas potencialidades usufruindo de experiências sociais, culturais e educativas

Na perspectiva do alcance da autonomia e do movimento em diferentes contextos sociais, as atividades organizam-se de modo a oportunizar experiências dentro e fora do espaço do programa, ou seja, de forma articulada com outros espaços potencializadores da aprendizagem, sejam eles espaços públicos e privados.

Durante a realização das atividades e oficinas, os orientadores sociais estimulam e provocam situações que desencadeiam oportunidades para expressão e respeito de sentimentos, conceitos e opiniões, possibilitando que a criança e o adolescente se desenvolvam e se percebam integrantes e agentes transformadores de si mesmos, do grupo, da natureza e da sociedade.

As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, organizando-se no período da manhã (8 horas às 12 horas) para os educandos de 07 a 10 anos e no período da tarde (12 horas às 16h30min) para os educandos de 11 a 15 anos.

A programação de atividades, ocorre no contraturno escolar e contempla:

 

Esporte

Brincar, Atletismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Esportes Coletivos (Vôlei, Basquete, Handball, Futsal e Futebol de Campo), Projeto Taekwondo, Turmas de Treinamento e Equipe de Atletismo;

Cultura

Música (Flauta e Percussão) e, Arte Artesanato, Arte e cidadania;

Educação Complementar

Educação Ambiental, Laboratório de Leitura, Educação para a Vida (Projeto Escola da Inteligência), Apoio Pedagógico e Formação Cidadã;

Alimentação

Diariamente, são oferecidos às crianças e adolescentes: café da manhã, almoço e lanches nos intervalos da tarde;

Saúde

Por intermédio de parceira com a Prefeitura Municipal de Bebedouro, através do Departamento Municipal de Saúde (DMS), o Educandário oferece atendimento de saúde bucal a todos os educandos.

Orientação e Atendimento Psicossocial

O serviço de psicologia dispõe de várias modalidades de atendimento individuais e grupais, tendo como objetivo o acolhimento das situações apresentadas pelos usuários no âmbito pessoal e familiar ou no contexto das atividades.

Sendo um espaço de garantia de direitos, as ações são realizadas de modo a contribuir com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, somando-se essencialmente com a formação dos atores sociopedagógicos que atuam junto aos educandos. Nesta formação busca-se desenvolver nos profissionais a ampliação do olhar para a prevenção e potencialidades do indivíduo, minimizando a ênfase nos conflitos.

As ações deste serviço contam com o psicólogo da instituição, sendo alguns casos, atendidos externamente por profissionais voluntários.

O serviço contempla o atendimento social para os usuários visando acompanhamento e suporte, como forma de prevenção e intervenção a situações de violações de direitos, realizado por profissionais Assistentes Sociais.

Os casos que necessitam de atendimento específico são encaminhados ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), APAE e/ou profissionais voluntários que mantêm parceria com a Instituição.

 

Programa de Educação Básica

Utilizando gratuitamente um sistema de ensino que é referência em educação de qualidade, a proposta pedagógica e abordagem metodológica do Educandário é orientada pelo Sistema de Ensino Senhor Bom Jesus, Curitiba/PR, que tem como missão “promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, de acordo com os princípios franciscanos, produzindo, sistematizando e socializando os saberes científico, tecnológico e filosófico”.

Níveis de Educação Escolar: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II.

Disciplinas Aplicadas 1º ao 5º ano: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Ensino Religioso, Artes e Educação Física.

Disciplinas Aplicadas 6º ao 9º ano: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Filosofia, Inglês, Espanhol, Ensino Religioso, Artes e Educação Física.

Dispondo de ampla biblioteca e laboratório multidisciplinar, o programa busca proporcionar uma aprendizagem significativa e o fortalecimento do efetivo elo entre a família e a escola.