Solenidade de São Francisco celebrada por toda a família educandário

E viva São Francisco!


A Família Educandário Santo Antônio uniu-se aos frades para celebrar o dia do fundador da Ordem franciscana, São Francisco de Assis. A celebração, presidida por Frei Nivaldo Pasqualin, ofm reuniu todas as 275 crianças atendidas pela instituição, colaboradores e educadores, além de membros da comunidade local.

Através do envolvimento dos educadores e educandos, independente dos diferentes credos religiosos, tudo foi preparado com muito zelo e carinho para com o Sagrado. Ressalta-se o significativo respeito por parte das crianças em relação à Celebração, que acolheu e uniu a todos os presentes, sobretudo no momento da partilha do pão.

Frei Everton Leandro Piôtto, ofm fez a acolhida aos participantes e, em nome da diretoria, recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida doada pelo cantor Daniel na “14ª Noite Beneficente” realizada em prol desta obra social, apresentando-a aos educandos, dignos merecedores de tal presente.

Em sua homilia Frei Nivaldo refletiu acerca da pessoa de Francisco de Assis, grande ícone do cuidado para com a natureza e o ser humano, ao mesmo tempo em que demonstrou aos educandos e colaboradores a importância que devemos dar à vida em sua plenitude.

Vale mencionar que os franciscanos do mundo todo, no dia 04 de outubro, celebraram a solenidade de São Francisco. Desde as Paróquias assistidas pelos frades, passando pelas comunidades e obras sociais onde atuam, realizam-se festividades permeadas de preces, reflexões e celebrações em agradecimento ao imenso trabalho realizado junto aos mais necessitados, à natureza e mesmo em outros locais onde aqueles que se inspiram em Francisco de Assis trabalham. Norteados pelo ensinamento e testemunho deixados pelo poverello de Assis a toda a humanidade, diariamente, inúmeras ações em favor da vida são realizadas atingindo a milhares de indivíduos. Isto não acontece de modo diferente no Educandário, que alcança mais de quatrocentas pessoas entre educandos e familiares assistidos. O que estreita os laços de unidade junto às celebrações do mundo todo.

A mensagem franciscana de paz e bem juntamente com os valores e as virtudes pregados pelos seguidores de Francisco torna-se capaz de transformar consciências, acabando por se tornar atual e até mesmo necessária numa sociedade onde se esquece da grandiosidade e dignidade da pessoa humana em seus mais diversos âmbitos. Talvez seja por isso que Francisco de Assis, ainda hoje, impacta e inspira muitos religiosos, religiosas, leigos e mesmo não cristãos. Extrapolando os limites da Igreja Católica, este homem pobre, que viveu há mais de oitocentos anos, continua vivo em nosso meio, revelando caminhos e auxiliando àqueles que tanto necessitam.

Cremos que a oração de nossas crianças pode, de fato, atingir a vida de todos aqueles envolvidos nos trabalhos caritativos em nome da fé, em favor de um mundo melhor. Louvamos a Deus por inspirar os frades franciscanos, nossos fundadores, nesta tão grande obra e pedimos humildemente que ajude e proteja a todos aqueles que nos ajudam e apoiam nesta belíssima missão em favor dos pequeninos. Paz e Bem!


Frei Everton Leandro Piôtto, ofm




0 visualização