Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2019

Tema:“Fraternidade e Políticas Públicas”

Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.


Em março as crianças e adolescentes do Educandário Santo Antônio receberam formação sobre a Campanha da Fraternidade, ministrada por Frei Everton Leandro Piôtto. Coroando o trabalho iniciado pelos educadores desde o início da Campanha, o intuito deste momento foi despertar nos educandos a consciência crítica quanto às Políticas Públicas, motivando-os para o desenvolvimento de um verdadeiro protagonismo juvenil frente às questões sociais mais críticas, inclusive aquelas que acabam por afetar a vida e a dignidade deles mesmos. Os estudantes ainda receberam orientações sobre os Direitos econômicos e sociais e os Direitos políticos e civis.

O tema foi apresentado, discutido e partilhado com todos os educandos. Chamou a atenção, ao final das reflexões com a faixa etária de 7 a 10 anos, a manifestação de atenção e interesse em temas sobre a dignidade humana, ao manifestarem as impressões que já tiveram ao visitar o “Lar dos Idosos” no ano passado. Isto abriu brechas a um novo gesto concreto para 2019, afinal, “para que Cristo esteja presente no mundo, é necessário que nós estejamos” (Jacques Maritain).

Foi um momento significativo de partilha, conhecimento e defesa da vida.


Sobre a Campanha da Fraternidade 2019: Com tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, a Campanha da Fraternidade deste ano tem por objetivo geral “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. Com isso almeja despertar em toda a comunidade reflexões acerca daquelas políticas que garantem a defesa dos direitos de inúmeros cidadãos. A Campanha apresenta e estimula alguns pontos chave no quesito participação e exercício da cidadania. Tudo isto em vista do “Bem Comum” tão desejado por todas as religiões.




1 visualização