Empoderamento familiar e fortalecimento de vínculos entre as famílias e o Educandário

Empoderamento familiar e fortalecimento de vínculos entre as famílias e o Educandário: um projeto enriquecedor

As famílias assistidas pelo Educandário estão sendo beneficiadas com o projeto “Famílias e Educandário – Uma parceria positiva”. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, educadores, psicólogo e o Frade Franciscano Frei Everton Piotto, o projeto é uma estratégia que visa o “empoderamento familiar” e o “fortalecimento de vínculos família-Educandário”.

Os grupos se reúnem sempre às terças-feiras das 18h00 às 19h00, por ciclo etário, com o intuito de favorecer as trocas de experiências entre os pais/responsáveis quanto à formação, criação e educação doméstica dos filhos. São partilhados os anseios, as crises e hábitos comportamentais domésticos que podem ser refletidos nos mais diversos âmbitos com o auxílio e orientação da equipe Educandário.

Além de promover espaços fraternos de acolhida, aconchego e fortalecimento, o projeto é uma forte contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos assistidos e consequentemente para a sua comunidade.

Tal ação demonstra mais um modo de intervenção social promovido pelo Educandário com o intuito de contribuir com uma sociedade mais justa e fraterna à luz do carisma franciscano, e com o apoio de muita gente.

Parafraseando o Papa Francisco, a Família é um “trabalho artesanal”, uma vez que se constrói pouco a pouco, sofrendo e enfrentando as vicissitudes do tempo, onde o mais importante é “gerar no filho, com muito amor, processos de amadurecimento da sua liberdade, de capacitação, de crescimento integral, de cultura da autêntica autonomia” (Papa Francisco).




0 visualização