Educandário sedia o VIIº encontro de Pedagogia Franciscana

No último 16 de agosto o Educandário Santo Antônio, sediou o VII Encontro de Pedagogia Franciscana, com o tema:“Que o ser humano seja herdeiro de um passado, protagonista de um presente e gestor de um futuro” e o lema: “Educar para formar cidadãos autônomos”. Organizada pela Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, mais especificamente pelos frades representantes da Secretaria para a Missão e Evangelização da Ordem dos Frades Menores, o encontro teve por intuito fomentar a discussão acerca da educação franciscana a partir dos métodos pedagógicos desenvolvidos pelos pensadores e estudiosos da área. Contou ainda com a presença de Frei Valmir Ramos, ofm – Definidor Geral da Ordem dos Frades Menores para a América Latina e Frei Fernando Aparecido dos Santos, ofm, Ministro da Custódia Franciscana, que abriu oficialmente o encontro logo após o momento orante inicial. Também palestraram a Prof Dra. Fabiana Vigo, das Universidade Unifafibe de Bebedouro, a Professora e Voluntária Lúcia Michelon e coordenadores das Creches Unidas de Uberlândia (UCCA). Registraram presença no evento educadores de Bebedouro, Franca, Garça, Olímpia, Barretos, Taquaritinga e Uberlândia-MG.

O conteúdo abordado alicerçado em Francisco e Clara de Assis, no saber filosófico-teológico e formativo de inúmeros pensadores franciscanos renomados e aliado a grandes intelectuais da educação visou favorecer a reflexão dos desafios contemporâneos e contribuir para a prática de uma educação que priorize a liberdade do indivíduo, oferecendo-lhe o melhor possível para o seu desenvolvimento emocional, social, motor e intelectual, além de contribuir diretamente para um considerável progresso de toda a comunidade humana. Em outros termos: uma educação que promova o desenvolvimento integral do ser humano, de acordo com a dignidade cristã de cada homem e mulher, criados à “imagem e semelhança de Deus” (Genesis 1).

O encontro que teve início às 8 horas, foi encerrado às 17 horas com as orações finais, somando um total de 180 participantes durante o dia.

Um agradecimento especial ao Frei Everton Piôtto, ofm e a toda a sua equipe de voluntários da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus pela organização e carinho que dedicaram a este encontro.

Em 2020 tem mais...!!!



1 visualização