top of page

X Jornada de Pedagogia Franciscana


O Educandário acolheu a X Jornada de Pedagogia Franciscana realizada no dia 08 de março de 2024, proposta pela Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus.



O tema principal foi sobre Santa Clara e os elementos pedagógicos de sua vida e escritos. Aconteceram três exposições sobre o tema, iniciando por uma apresentação das crianças do Educandário Santo Antônio que encenaram a vida de Santa Clara, do momento de sua fuga da nobreza à sua consagração como serva de Jesus pobre e crucificado.



A Diretora Maria José (Zezé) apresentou aspectos importantes da vida e Santa Clara no contexto histórico da Idade Média, tanto na sociedade como na Igreja. Destacou a figura de Santa Clara como figura feminina que deixou lições para mundo de então e o contemporâneo, especialmente com a sua resistência em usar todas as forças e inteligência para viver o carisma como franciscana.


O Frei João Paulo abordou a Forma de Vida de Santa Clara e a Pedagogia pós-moderna, fazendo paralelo com métodos pedagógicos que respeitam as culturas e as individualidades para o desenvolvimento da autonomia das pessoas. Destacou a importância do autoconhecimento e das próprias potencialidades na construção do conhecimento que deve ser libertador.



O Frei Valmir abordou elementos da personalidade de Santa Clara como meios pedagógicos que ajudam as educadoras no desenvolvimento pessoal e na missão de orientar o conhecimento de crianças e adolescentes.



Participaram representantes da Cidade da Imaculada de Olímpia, Patronato São Francisco de Garça, Associação São Francisco de Ribeirão Preto, Educandário Sagrados Corações de Barretos, Educandário Frei Roque de Olímpia, Casa Maternal São Francisco de Franca, Casa de Santa Clara de Bebedouro, CCAU de Uberlândia.


Fraternalmente,

Frei Valmir Ramos, OFM

.

.

.

📸👇Confira mais algumas fotos:



Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page